A Walt Disney Company tem uma estratégia de esteira de produtos incrível, ela conecta vários setores e faz disso uma estratégia fortíssima, além de muito lucrativa.
A esteira de produtos da Disney é um modelo integrado de negócios que aproveita suas franquias e personagens em múltiplas plataformas e produtos. Aqui está um exemplo de como isso funciona com uma nova franquia:
1. Filme
– Lançamento: A Disney lança um novo filme nos cinemas, como uma animação da Pixar ou um filme da Marvel.
– Promoção: Campanhas publicitárias e marketing em várias mídias, incluindo trailers, entrevistas e eventos de estreia.
2. Produtos
– Brinquedos e Merchandising: Lançamento de brinquedos, roupas, acessórios, e outros produtos relacionados ao filme. Isso pode incluir figuras de ação, pelúcias, fantasias, mochilas e mais.
– Produtos de Casa e Decoração: Artigos para casa, como lençóis, toalhas, utensílios de cozinha e itens de decoração com temas do filme.
– Jogos e Aplicativos: Desenvolvimento de videogames, jogos de mesa e aplicativos móveis que expandem a experiência do filme.
3. Atrações
– Parques Temáticos: Introdução de novas atrações ou áreas temáticas nos parques da Disney que são baseadas no filme. Isso pode incluir brinquedos, shows ao vivo, paradas, e experiências interativas.
– Eventos Especiais: Eventos temáticos temporários, como noites especiais ou festivais nos parques que celebram o lançamento do filme.
– Cruzeiros: Experiências imersivas em cruzeiros da Disney que incluem atividades e entretenimento baseados no filme.
Exemplo Prático: “Frozen”
1. Filme:
– Lançamento de “Frozen” nos cinemas em 2013, seguido de uma ampla campanha de marketing.
2. Produtos:
– Brinquedos como bonecas da Elsa e Anna, pelúcias do Olaf, fantasias, e conjuntos de LEGO temáticos.
– Roupas, mochilas, material escolar e itens de decoração com temas de “Frozen”.
– Jogos como “Frozen Free Fall” e livros que expandem a história do filme.
3. Atrações:
– Atração “Frozen Ever After” no Epcot, parque da Disney em Orlando.
– Shows ao vivo e desfiles temáticos em vários parques da Disney.
– Experiências interativas em cruzeiros da Disney, como festas e shows de “Frozen”.
Ciclo Continuado
Este ciclo pode se repetir e expandir com sequências de filmes, séries de TV (como “Frozen 2” e “Olaf’s Frozen Adventure”), e a introdução de novos produtos e atualizações nas atrações dos parques, ou até mesmo uma área inteira, como a “World of Frozen”, inaugurada na Disney de Hong Kong.
Esse modelo de esteira de produtos da Disney maximiza o valor das suas propriedades intelectuais e mantém o engajamento dos fãs através de múltiplas plataformas e experiências.
Esses produtos demonstram a capacidade da Disney de integrar suas histórias e personagens amados com tecnologias modernas para criar experiências únicas e envolventes para seus fãs.
Outro ótimo exemplo, é o filme Divertida Mente 2, com estreia esta semana para o Brasil, mas que em sua estreia global já bateu todos os recordes de desenhos animados lançados anteriormente, inclusive ultrapassando Frozen 2, a nova animação já arrecadou mais de 300 milhões de dólares em sua estreia.
Filme já é sucesso, já tem produtos licenciados, alguém tem dúvida que em breve teremos atrações nos parques?
Aguardar e veremos.
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Grande abraço
Marcus Bernardes
Magia Treinamentos